Com o processo da globalização de mercados e a velocidade dos avanços tecnológicos, a utilização de informação tornou-se essencial no desenvolvimento das organizações. Naturalmente emerge o conceito de uma sociedade da informação, onde ter informação ou ao menos ter garantido o acesso a ela passa a ser um diferencial de uma nova era.
Sendo assim, será natural que se inicie este artigo com uma definição de informação. Esta é um conjunto organizado de dados que permite resolver problemas e tomar decisões, tendo em conta que o seu uso racional é a base do conhecimento.
É de ter em conta, que muitas vezes o significado de dados e informação são confundidos.
Poderemos então afirmar que um dado é encontrado na forma quantitativa, que empregado isoladamente não possui nenhuma utilidade ao gestor, pois são elementos brutos e sem significado, considerados como matéria-prima para a informação.
Assim, os dados são percepcionados e, uma vez integrados, acabam por gerar a informação necessária para produzir conhecimento. Considera-se que a sabedoria é a capacidade para julgar correctamente quando, como, onde e com que objectivo se aplica o conhecimento adquirido (Setzer,1999).
A crescente interligação entre nações faz com que o comércio internacional aumente, a expansão no investimento exterior e a tendência da homogeneização dos padrões de consumo fazem com que o mundo seja encarado como um só mercado, em que as empresas têm que conviver com a competição internacional dentro dos seus mercados e ao mesmo tempo têm que penetrar nos mercados externos tendo em vista o aproveitamento as novas oportunidades de negócio (Veiga, 2008).
Então, a informação assume, hoje me dia, uma importância crescente. Ela torna-se fundamental para as empresas na descoberta e introdução de novas tecnologias, exploração das oportunidades de investimento e de negócio. Assumindo, por isso, o papel como recurso estratégico em qualquer organização, pois é dela que depende directamente o sucesso ou o fracasso da empresa.
Como uma empresa não funciona sem informação, é necessário saber usá-la de forma a torná-la eficiente. É por isto que quanto mais rápido for o seu acesso mais rápido as empresas poderão atingir os seus objectivos. Isto leva a considerar que a quantidade de informação e os dados donde ela provém são um recurso que merece ser gerido, sendo este o objectivo da Gestão de Informação.
A Gestão de Informação apoia a política global da empresa tornando acessível o conhecimento e a articulação entre os vários subsistemas que a constituem; apoia de forma interactiva a evolução da estrutura organizacional, que se encontra em permanente adequação às exigências concorrenciais e ajuda a formar uma imagem da organização, do seu projecto e dos seus produtos através da implantação duma estratégia de comunicação interna e externa.
Como neste momento a mudança é a única constante no mercado empresarial é necessário que as empresas desenvolvam a sua capacidade de prever novas tendências com o intuito de satisfazer as necessidades dos seus clientes, que são a sobrevivência de qualquer negócio. Por conseguinte, a Gestão de Sistemas de Informação e a sua inserção na estratégia empresarial são um factor chave na criação de valor acrescentado e em proporcionarem vantagens competitivas para a empresa. Pois, é com a informação disponível que se torna possível a realização de análises e estudos sistemáticos dos hábitos e preferências dos seus clientes e a interpretação e organização desta permite produzir o conhecimento necessário à inovação de forma a captar novos clientes (Braga, 1996).
Então se, por um lado, ajudam a viabilizar novas estratégias empresariais, por outro, ajudam com ameaças provenientes da concorrência.
No entanto, é de ter em conta que uma aplicação das tecnologias de informação pode dar uma vantagem competitiva quando a empresa tem a capacidade de a explorar de uma forma contínua e quando está alinhada com a estratégia e as características da empresa e a sua estrutura organizacional.
Esta exploração pode ser feita através de algumas ferramentas e metodologias que são utilizadas para melhorar o apoio à decisão e, entre elas, estão as mais conhecidas como o data warehousing, data mining e o Customer Relationship Management (CRM) que são capazes de identificar informações a partir de técnicas de busca, selecção e análise.
Na gestão de uma empresa é necessário haver informação a três níveis por forma a atingir-se os objectivos (Veiga, 2008):
· Nível Estratégico: São tomadas decisões estratégicas e, por isso, são complexas e exigem informação bastante variada. A informação provém de fontes externas à organização e também de outros níveis hierárquicos;
· Nível Táctico: Aqui existem as decisões tácticas e exigem informação pormenorizada e existe responsabilidades na interpretação da informação;
· Nível Operacional: Aqui são tomadas as pequenas decisões ou as decisões de calibre operacional. São necessárias informações detalhadas e bem definidas, provenientes essencialmente do sistema interno da empresa, com vista a acções imediatas.
Temos que ter em conta que à medida que se desce na pirâmide hierárquica organizacional a especificidade aumenta porque é necessário resolver problemas mais específicos enquanto que o nível de topo atende a preocupações mais gerais.
Em suma final poderemos afirmar que com a crescente competitividade, a globalização, a transformação da sociedade industrial numa sociedade baseada na informação e no conhecimento, estão a desafiar as formas de gestão das empresas, tornando a informação a ferramenta imprescindível não só para o crescimento, mas também para a sobrevivência das organizações. Portanto um Sistema d Informação eficiente pode ter um grande impacto na estratégia corporativa e no sucesso da empresa. É, por isso, que para a empresa moderna, informações em tempo útil e de qualidade são vitais para se destacar da concorrência e para suportarem a sua tomada de decisão.
Referências
Setzer , Valdemar W. (1999), Dado, Informação e Conhecimento, World Wibe Web
Veiga, Carla Rosana(2008), O papel da tecnologia da Informação como auxílio à engenharia e Gestão co Conhecimento, World Wibe Web
Braga, Assunção (1996), Gestão de Informação – Tese de Mestrado, World Wibe Web
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