Tendo em conta que se vive numa sociedade de informação as empresas têm que ter a noção que o sucesso desta depende da estratégia adoptada para conseguir alcançar os seus objectivos. Porém, a estratégia de um negócio para, actualmente, ter sucesso requer eficácia operacional. Desta forma, o Data Warehouse (DW) é uma excelente forma para que os gestores de topo das empresas estejam capacitados de aproveitar as melhores oportunidades para o seu negócio.
O Data Warehousing é uma arquitectura que utiliza dados de diversas fontes e que poderá trazer, perante iniciativas estratégicas, determinados benefícios como um melhor suporte à tomada de decisão; um acompanhamento à actividade de negócio, através de indicadores e análises transversais a toda a organização (Narciso, 2011).
O DW armazena um grande volume de dados, vindos dos sistemas operacionais, e permite consultas mais eficientes e mais rápidas dos dados integrados. Um DW por apresentar as informações da empresa de um modo consistente e seguro e por ser flexível a mudanças facilita a tomada de decisão (Narciso, 2011).
Fig.1 – Data Warehouse
Tendo em conta que o desalinhamento da estratégia com as tecnologias de informação pode tornar-se um obstáculo para a implementação de mudanças no negócio é necessário que as empresas tenham a habilidade de identificar as razões que levam à construção de um Data Warehouse de forma a tirarem o maior proveito das funcionalidades do mesmo. Só assim conseguirão ter a informação pertinente para ajudar na tomada de decisão e assim conseguirem ganhar vantagem competitiva.
Desta forma a utilização do Data Warehouse pode proporcionar às empresas a implementação de sistemas de informação que possam absorver novos conceitos na gestão das informações estratégicas, como o Balanced Scorecard (BSC).
A combinação entre o BSC e o DW permite uma gestão mais precisa por parte das empresas visto que permitem às organizações equilibrar os seus recursos e gerir o seu negócio de acordo com a sua estratégia e os seus Key Performance Indicators (KPI – Indicadores de desempenho). O Data Warehouse é o alicerce que suporta este processo de gestão que permite às empresas monitorizarem o seu progresso de uma forma contínua.
Em suma final, a utilização estratégica da informação é a melhor maneira de se obter vantagens competitivas. Por conseguinte, a utilização do Data Warehouse e do Balanced Scorecard são ferramentas poderosas para gerar informações tácticas e estratégicas assim como monitorizar o desempenho das organizações através da medição de indicadores. Portanto, serão ferramentas interessantes para as empresas alcançarem os seus objectivos estratégicos.
Referências:
Information Managment
Narciso, Patrícia (2011), Apontamentos da cadeira de Sistemas de Informação Analíticos I do Mestrado de Sistemas Integrados de Apoio à Decisão (ISCTE – IUL)
Sem comentários:
Enviar um comentário