De acordo com o The Data Warehousing Institute (TDWI), a adopção pelas organizações de um ambiente de DW/BI passa por uma evolução de seis estádios, desde a fase em que a implementação de soluções é encarada como um centro de custos operacional até à fase em que as soluções de BI são encaradas como um recurso estratégico na gestão do negócio:
Fig. 1 – Fases do Modelo de Maturidade
Este modelo de maturidade constitui uma maneira de analisar em que ponto se encontra a implementação da solução de um sistema de suporte à decisão. Assim, existem seis fases que podem ser identificadas – prenatal, infant, child, teenager, adult e sage. Para além destas, existem dois pontos críticos a ter em atenção: gulf e chasm. No primeiro, é necessário que a empresa reconheça que o SSD é mais do que uma ferramenta de reporting de gestão enquanto no segundo, numa fase mais avançado de maturidade, implica reconhecer o BI/DW (Business Intelligence/Data Warehouse) como recurso indispensável para a sobrevivência da empresa.
Desta forma, ir-se-á analisar um caso de estudo de uma empresa que dá-se pelo nome de TOKPHONE e é uma multinacional de referência no mercado das telecomunicações.
Esta empresa apesar de se distinguir pela excelência dos seus sistemas de informação encontra-se no ponto crítico, anteriormente referido, o gulf, ou seja, entre a fase infant e child. Esta afirmação poderá ser suportada pela facto dos gestores desta empresa recorrerem a folhas de cálculo para fazerem análises de mercado e, no entanto, já terem o seu departamento de Marketing a dispor de dois Data Marts.
A fase de infant é caracterizada pela proliferação de spreadmarts, ou seja, são folhas de cálculo que são utilizadas mas cada pessoa emprega os seus próprios dados, métricas e regras de negócio que não são homogeneizadas e, por sua vez, não se integram com outros spreadmarts e, consequentemente, impedem a obtenção de uma visão de negócio clara, integrada e consistente. Já na fase de child, com a implementação dos Data Marts departamentais é reconhecida a necessidade de dotar os colaboradores com informação actualizada. Estes são muito eficientes no que respeita ao suporte das necessidades de cada departamento e não de uma forma corporativa.
Porém, a maturidade poderá ser avaliada através de oito vectores, sendo eles:
Scope: Departamento de Marketing com 100 colaboradores possui dois Data Marts (Vendas e Clientes) e, por isso, poder-se-á afirmar que se encontra na fase child visto que já abrange um departamento.
Sponsorship: Os Data Marts tiveram como sponsor o Director de Informação de Gestão colocando, por isso, numa fase de teenager.
Funding: Na TOKPHONE o financiamento é feito através da prioritização de todas as iniciativas (IT e BI), sendo que as iniciativas de BI representam cerca de 10% da totalidade dos projectos actuais. Desta forma, encontra-se na fase child pois é através do orçamento do departamento que é possível que haja este tipo de investimento.
Value: Ao analisarmos a forma como o BI/DW afecta as necessidades de negócio da TOKPHONE verifica-se que o valor atribuído ao BI/DW ainda se encontra na fase child porque utilizam o Data Mart referente aos clientes para integrar todas as informações diárias dos seus clientes enquanto o Data Mart das vendas permite monitorizar a performance das mesmas, tornando estes Data Marts como recursos tácticos para a tomada de decisão.
Architecture: Neste ponto, a empresa poderá encontra-se entre a fase infant e child pois ainda está entre os spreadmarts e os Data Marts não integrados (o dos clientes e o das vendas foram desenvolvidos de uma forma independente).
Data: Os utilizadores não confiam totalmente nos dados pelo que têm que ser feitas validações dos mesmos nas fontes de informação e, por conseguinte, a TOKPHONE encontra-se na fase teenager.
Development: Ainda se encontra na fase infant visto que os projectos de BI são vistos, pelo departamento de IT, como qualquer outro projecto.
Delivery: Na TOKPHONE cabe aos utilizadores construir os seus próprios relatórios e, portanto, encontra-se na fase 2 (child).
Para que esta empresa consiga desenvolver e avançar o seu estado de maturidade deverá apostar na formação dos utilizadores ou na criação de uma equipa especializada no desenvolvimento de todos os aspectos inerentes ao desenvolvimento de um DW.
Também terá que ver o seu sistema de DW/BI como um excelente investimento a nível corporativo e não apenas departamental pois só assim este trará grandes vantagens competitivas para a TOKPHONE. Portanto, será necessário cativar o interesse dos gestores de topo para que este sistema passe a ser utilizado por toda a empresa, o que facilitará a integração de toda a informação e, de certa forma, ajudará no cumprimento dos seus objectivos estratégicos.
Referencias:
The Data Warehousing Institute (TDWI)
Guerreiro, João (2011), Cadeira de Sistemas Integrados de Apoio à Decisão (ISCTE – IUL)
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